Armazenamento em Nuvem Novidades Nuvem Para Empresas

Gastos com nuvem vão crescer 20% em 2024.

De acordo com a mais recente projeção do Gartner, os investimentos globais em Tecnologia da Informação (TI) estão programados para atingir a marca impressionante de US$ 5,1 trilhões em 2024 (equivalente a R$ 26 trilhões). Isso representa um notável aumento de 8% em comparação com o ano anterior, 2023.

Os setores de software e serviços de TI emergem como protagonistas neste cenário, com previsão de crescimento de dois dígitos em 2024. Essa expansão é, em grande parte, alimentada pelos investimentos na computação em nuvem. Os gastos globais em serviços de nuvem pública devem registrar um impressionante aumento de 20,4% em 2024, seguindo a tendência estabelecida em 2023. Esse crescimento é alimentado pela combinação de aumentos de preços por parte dos fornecedores de nuvem e pelo aumento da adoção desses serviços.

Embora a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) ainda não tenha exercido um impacto substancial nos gastos com TI, o investimento em IA, de forma mais ampla, está atuando como um motor de crescimento para o setor de TI como um todo.

Os gastos com dispositivos de TI, que enfrentaram desafios devido aos efeitos da inflação em 2022 e 2023, estão projetados para uma recuperação modesta em 2024, com um aumento previsto de 4,8%.

Os investimentos em segurança cibernética continuam sendo um impulsionador significativo do crescimento, especialmente no segmento de software. De acordo com a Pesquisa Gartner de CIOs e Executivos de Tecnologia de 2024, 80% dos CIOs planejam aumentar os investimentos em segurança cibernética e segurança da informação em 2024, tornando essa a categoria de tecnologia líder para investimentos adicionais.

A consultoria Gartner observa que a Inteligência Artificial introduziu novos desafios de segurança para as organizações, e como resultado, prevê um crescimento de dois dígitos em todos os segmentos de gastos com segurança empresarial até 2024.

Enquanto isso, os CIOs enfrentam um certo grau de fadiga da mudança, o que, por vezes, resulta em hesitação em investir em novos projetos e iniciativas. Isso tem impactado na transferência de uma parte dos gastos com TI planejados para 2023 para o ano de 2024, uma tendência que se espera que perdure até 2025.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *