O que é armazenamento em nuvem?
O armazenamento em nuvem é um serviço que permite armazenar dados ao transferi-los pela Internet ou por outra rede a um sistema de armazenamento externo mantido por terceiros. Há vários sistemas diferentes, por exemplo: pessoal, de backup de emails, de fotos, vídeos e outros arquivos pessoais de um indivíduo.
Tem aqueles que permitem que as empresas usem o armazenamento em nuvem como uma solução de backup remoto com suporte comercial para o qual a empresa pode transferir e armazenar de forma segura seus arquivos de dados ou compartilhá-los entre locais.
Os sistemas de armazenamento costumam ser escalonáveis, para melhor adaptação às necessidades de armazenamento de dados da empresa ou do indivíduo, podendo ser acessados de praticamente qualquer local e sendo independentes de aplicativos a fim de que tenham acessibilidade de qualquer dispositivo.
Quais os modelos de armazenamento em nuvem?
As empresas podem escolher entre três modelos principais:
Armazenamento em nuvem pública: é quando você armazena dados em um servidor configurado por outra pessoa (o armazenamento público em nuvem é uma forma de “Infraestrutura como Serviço” ou “IaaS”);
Armazenamento em nuvem privada: é quando você armazena dados em um servidor privado (como um servidor de propriedade e operado pela sua empresa);
Armazenamento em nuvem híbrida: é quando você armazena dados público e privadamente.
Como funciona?
Você precisará de um provedor de armazenamento em nuvem para arquivar seus dados na nuvem. Quando você ativa esta ferramenta, ela pega um backup do seu arquivo e o armazena em um local de terceiros. Esta localização de terceiros pode ser um servidor em seu escritório, uma área controlada pela organização ou um centro de dados.
Quando você arquiva e recupera um documento com computação em nuvem, o processo se parece com isto: seu dispositivo → internet → servidor de dados → internet → seu dispositivo.
Algumas informações foram retiradas do site da Azure da Microsoft.